top of page

Biofilia

Entre os truques para "entrar" na natureza quando você não pode ir até ela, há uma maneira de se expor à natureza: biofilia.

Se você nunca ouviu falar de biofilia, não se preocupe, não é nada de tema médico. A biofilia simplesmente descreve o desejo que temos como seres humanos de estar perto da natureza, ou nossa atração natural pelo mundo natural. O biólogo, naturalista e escritor americano Edward Osborne Wilson a definiu nos anos 80 como “a tendência inata dos seres humanos de buscar conexões com a natureza e outras formas de vida”. E a biofilia era realmente conhecida pelos gregos antigos, como Aristóteles fez referência a ela em seus escritos. Propõe que temos uma predisposição evolutiva para reconhecer e nos relacionar com o ambiente natural.

Então, como experimentamos essa afinidade com a natureza em nossas vidas modernas e de alta tecnologia? Varia entre os indivíduos, mas é a onda de relaxamento que você sente ao ouvir as ondas do mar, o conforto de uma brisa contra seu rosto, o cheiro animador de pinheiros de uma floresta ou a onda de felicidade que você sente quando vê um vislumbre de um pássaro no início da primavera.

Aqui estão algumas maneiras fáceis de trazer a natureza para sua casa ou locais de trabalho ou estudo.

PLANTAS
Uma das muitas “belezas” das plantas é que você pode adicioná-las em qualquer lugar. As plantas não apenas fornecem uma conexão visual com o mundo natural, mas também trazem um bônus adicional de melhorar a qualidade do ar interno ao capturar poluentes. E você não precisa de uma estufa cheia de plantas, apenas algumas plantas no parapeito da janela ou no quarto podem aumentar seu bem-estar. No entanto, se você tiver espaço, uma pequena parede verde (jardim vertical) interna pode ser exatamente o que seu espaço precisa.

Muitas flores, samambaias e gramíneas se dão bem em vasos pequenos. Se você quiser algo que também forneça nutrição, considere um jardim de ervas , uma árvore cítrica anã ou até mesmo pequenos vegetais. Para purificar o ar, considere as samambaias, o lírio da paz e a Areca ou palmeira de bambu.

MOBÍLIA
Esteja você procurando um novo mobiliário para sala de jantar ou o lugar perfeito para relaxar em um recanto de leitura, traga a biofilia para o espaço interno, optando por materiais naturais como madeira ou pedra. Os materiais naturais trazem as variações de textura e padrão que experimentamos na natureza e são uma ótima maneira de “biofilizar” um espaço. Materiais como bambu, vime e madeira têm um tato natural e trazem uma sensação de calor.

TEXTURA E COR
O que poderia ser mais reconfortante do que as cores encontradas no mundo natural? Se você ama o deserto, tente adicionar mais giz, areia e verde sálvia suave. Canalize a paleta final da natureza com as cores do pôr do sol, como laranja queimado, rosa claro e roxo profundo ou amarelo. Se quiser se banhar nas cores da floresta, experimente uma paleta de verdes e marrons. Para os moradores da cidade, a cor é sua chance de ir além do concreto estéril e frio e do asfalto de sua vizinhança imediata. E não se esqueça das estampas inspiradas na natureza, como botânicas, que podem trazer um toque de biofilia para sua casa, na forma de estampas em paredes, almofadas ou outros estofados ou outros acessórios.
Assim como a escolha da cor, a escolha deliberada da textura é outra importante oportunidade de biofilia. Pense em ladrilhos em forma de favo de mel ou ladrilhos de tapete que parecem musgo. Opte por linho, algodão orgânico e lã em seus móveis e acessórios.

AR
O ar que respiramos é crucial para o nosso bem-estar, por isso nossas casas devem nos oferecer bastante ar fresco e luz do dia. Não se esqueça de abrir as janelas mesmo quando estiver frio. Uma janela aberta permite que as crianças ouçam o som mágico da chuva, do vento ou do canto dos pássaros e nos conectem com a estação e o clima.

Claro, velas e difusores de óleos essenciais são uma excelente maneira de trazer os aromas do mundo natural. Pense em adicionar eucalipto, alecrim, hortelã, lavanda ou bergamota para evocar o mundo natural.

LINHAS DE DESIGN
Um dos princípios básicos do design de interiores é respeitar a linha em uma sala. Para salas biofílicas, tente trazer linhas suaves e naturais sempre que possível. Lembre-se de que linhas retas e ângulos agudos são menos comuns na natureza, mas hoje, a maioria de nossos materiais de construção é dominada por linhas retas e ângulos retos. Na sua escolha de móveis ou acessórios, opte por curvas na forma de sofás ou cadeiras curvas, mesas redondas ou ovais, ou azulejos com padrões ondulados.

TRAGA OS ELEMENTOS
Fogo. Água. Terra. Adicionar os elementos básicos ao seu espaço de vida diário pode ajudar a nos conectar aos lugares naturais. Você deve ser cauteloso com a segurança, mas adicionar uma fogueira no quintal, uma fonte na sala de estar ou até vasos de barro ou vasos com seixos em qualquer lugar são uma excelente maneira de trazer os elementos.


Adicionar esses elementos da natureza ao seu espaço deve ajudá-lo a passar de estéril para natural, melhorando o humor de você, de sua família e amigos e ajudando a nos conectar ao lugar natural em que vivemos.

Galeria de Imagens

bottom of page