Bromélia Neoregelia Fireball
- botânica

- 11 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr.

Bromélias São Plantas Epífitas
São fascinantes e se destacam por sua beleza exótica e facilidade de cultivo. Se adaptam bem a diferentes ambientes e podem ser encontradas em tons vibrantes e formas variadas. Perfeitas para decorar espaços internos ou externos, essas plantas trazem um toque tropical e refrescante para qualquer ambiente. Além disso, exigem poucos cuidados, tornando-se uma escolha ideal para iniciantes e amantes da jardinagem.
A bromélia fireball é uma variedade impressionante que se destaca por suas folhas em forma de roseta e cores vibrantes, que vão do verde ao vermelho intenso. Esta variedade tem folhas que nascem na cor verdes e se transformam em um vermelho vibrante quando são expostas a bastante luz.
Esta planta não apenas adiciona um toque de calor e exuberância ao seu espaço, mas também é conhecida por sua resistência e facilidade de cuidados. Ideal para ambientes internos e externos, a Fireball se adapta bem a diferentes condições de luz. Com suas características únicas, ela certamente será um ponto focal em qualquer arranjo decorativo.
Dados da Planta Bromélia Neoregelia Fireball
Nome científico: Neoregelia spp. "Fireball
Nome popular: Bromélia fireball
Luminosidade: Meia sombra
Altura máxima: até 20cm diâmetro

Luminosidade
Luz solar indireta pois o sol intenso pode queimar suas folhas.
Para manter a coloração vermelha exponha a planta a mais luz.
Quanto mais sombra mais as folhas tendem a ficar verdes.
Água
Deve manter o centro da roseta de folhas com água .No solo ou em substrato, regue moderadamente.
Se a planta estiver em lugar com muito sol regue até 4 vezes por semana e se estiver em meia-sombra, 1 vez por semana, O substrato deve secar ligeiramente entre as regas.
DICA: Use água da chuva ou destilada, pois ela é sensível a metais e sais da água da torneira.
Substrato
Para a bromélia neoregelia fireball use um substrato leve e bem drenado, como misturas para epífitas (casca de pinus, fibra de coco ou musgo esfagno) é o ideal pois o solo comum retém muita umidade e vai apodrecer.
Clima
Como outras bromélias ela prefere climas tropicais ou subtropicais, com temperaturas entre 15°C e 30°C e não tolera geadas e frio intenso.
Esta planta gosta de ambientes úmidos. Em dias secos, borrife água nas folhas.
Adubação
Use adubo com moderação, usando fertilizante líquido para orquídeas ou bromélias com a metade da dose recomendada, uma vez por mês durante os meses quentes.
Evite excessos, pois ela absorve nutrientes facilmente pelas folhas e pode sofrer com overdose de adubo.
Como Fazer Mudas
Separe as mudas laterais (“filhotes”) quando atingirem 2/3 do tamanho da planta-mãe, plantando-as em substrato semelhante.
Como todas as bromélias a planta-mãe floresce apenas uma vez na vida e morre após a floração, deixando suas mudas para continuar o ciclo.
Pragas e Doenças
Pode ocorrer a infestação de lesmas, lagartas e fungos. Neste caso - remova as pragas manualmente e, para fungos, use uma mistura de sabão de coco e água com uma esponja.
Evite pesticidas, pois as bromélias são muito sensíveis a produtos químicos.
Floração
Ela é discreta, possue pequenas flores azul-lilás no centro da roseta. O destaque da bromélia está nas folhas e não nas flores.
Cultivo
Plante em vasos, jardins verticais ou fixada em troncos ou árvores e tenha um efeito decorativo exótico.
Divirta-se!



